segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sleuth (Autópsia de um Crime)

Este é sem dúvida um dos filmes mais interessantes que tenho visto ultimamente sobre o ponto de vista conceptual sublinhando-se as excelentes interpretações de Jude Law e Michael Caine.

Dada a natureza subjectiva e imprevisível do ser humano, esta trama retrata os jogos de mente entre duas personagens, uma espécie de gato e o rato, onde o espectador duvida do início ao fim das verdadeiras intenções dos actores, sendo capaz apenas de perceber a ambiguidade e complexidade de duas mentes inteligentes ou inteligíveis aos nossos olhos.

Alguém quer tirar partido do outro, mas incorre continuamente no risco de subestimar aquele, o desconhecido que esconde uma carta na manga, o rosto por detrás da máscara..

Esta competição interminável entre um possível vencedor e vencido remete-nos para o cenário real do nosso próprio quotidiano onde nunca olhamos o outro como ele é, mas sim como os nossos interesses e circunstâncias o deixam ver ou nos cegam num dado momento.

Haverá alguma verdade nas perspectivas que engendramos sobre o outro?
Saberemos realmente quem é quem?
Será que isso nos interessa ou é um mero desafio?

Nestes jogos de poder ou pseudo poder a única certeza é a dúvida, o eterno enigma do ego e do outro. Tudo o que se julgue serão meras sessões especulativas, que tanto nos divertem no cinema como nos irritam no concreto porque mais cedo ou mais tarde há sempre quem nos desmascare!

P.S. Há paralelismos inevitáveis e este é um desses: vejo por aí dessas mentes "brilhantes" onde o oportunismo não escapa, salvo a inteligência, pois que continuem a dormir com as filhas dadoras de empregos e viagens, esses que ainda abrem a boca para "dissertar" sobre ética, valores, cidadania, consciência política (tanta hipocrisia só dá para rir)... grande teatro sim... mas nem a todos enganam! Bravo, palmas!

http://www.youtube.com/watch?v=x1uminNbJbQ

enjoy

Sem comentários:

Enviar um comentário